PLANOS DE AULA COM AÇÕES POSITIVAS PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Em 2019 e 2020, a Foundation for Environmental Education (FEE) convidou os professores a desenvolver e apresentar planos de aula* que promovam uma pedagogia orientada para a ação sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) específicos. Estes foram os planos de aula selecionados:
*Estamos aos pouco disponibilizando a tradução dos planos abaixo para o português. Aquele cujo título estiver em português significa que já está disponível a versão em protuguês.
- ‘Uma abelha não é apenas uma abelha’ ODS 3, 4 e 15.
- ‘Cidades sustentáveis’ ODS 4 e 11.
- ‘Poluição plástica nos rios’ ODS 12 e 14.
- ‘Vamos economizar água’ ODS 3, 4, 6 e 12.
- ‘Isso é impossível! Basta ligar a torneira, certo?’ ODS 3, 4 e 6.
- ‘How do human activities affect water quality?’ SDGs 4, 6, 14 and 17.
- ‘We Fight Climate Change!’ SDGs 4 and 13.
- ‘A Walk in the Park’ SDGs 3, 4 and 15.
- ‘Water Crisis: Local and Global Issues’ and PPT Presentation SDGs 4, 6 and 13.
PLANOS DE AULA SOBRE LIXO E RESÍDUOS
Os planos de aula abaixo foram desenvolvidos para apoiar os objetivos da Campanha Menos Lixo (LLC – Litter Less Campaign). No entanto, qualquer professor que queira conscientizar seus alunos sobre a questão do lixo e do lixo está livre para usar o material. Os planos de aula são baseados na metodologia do Programa Eco-Escolas e Jovens Repórteres do Meio Ambiente, para as faixas etárias: 6-8, 9-12 e 13-16 anos.
Lembre-se de ler primeiro o Índice e a Introdução
– Planos de aula da Campanha Menos Lixo (Eco-Escolas) ➞ site do Eco-Escolas Brasil;
– Planos de aula da Campanha Menos Lixo (JRMA) ➞ site dos Jovens Repórteres do Meio Ambiente.